PROSTODONTIA - PRÓTESES DENTÁRIAS

A Prostodontia é o ramo da Medicina Dentária especializado na reabilitação oral, promovendo soluções alternativas aos dentes naturais, após a sua perda.

 

Seja qual for a situação, é sempre recomendável o estudo da reabilitação oral o mais cedo possível, pois as soluções tendem a ser mais complexas e dispendiosas com o passar do tempo.

 

Nas clínicas dentárias Nova Denstismed, em Lisboa, temos médicos dentistas especializados em Prostodontia que lhe poderão indicar a solução para o seu caso específico, bem como lhe explicarão as vantagens e inconvenientes de cada solução.

PROBLEMAS MAIS COMUNS EM PROSTODONTIA

Os problemas mais comuns são os relacionados com a perda parcial ou total de um ou mais dentes que trazem todo um conjunto de outros problemas associados, de natureza estética, funcional e mesmo de saúde física e psicológica.

Estas alterações, que tendem a acentuar-se com o passar do tempo, poderão dificultar uma boa solução alternativa aos dentes naturais, pelo que é recomendável a consulta do médico dentista logo que ocorra uma perda de dente ou dentes.

TIPOS DE PRÓTESES DENTÁRIAS

PRÓTESE DENTÁRIA REMOVÍVEL

Este tipo de prótese dentária fica apoiada na gengiva ou, em alguns casos, nos dentes ou implantes e é possível a sua remoção para dormir e higienizar.

  • Prótese Dentária Removível Acrílica

É a chamada “placa” ou “dentadura” e é geralmente utilizada por pessoas com poucos ou nenhuns dentes. É uma solução mais económica mas potencialmente menos prática e confortável.

  • Prótese Dentária Removível Esquelética

Este tipo de prótese dentária tem a sua base em metal, o que a torna um pouco mais resistente que a prótese dentária acrílica. 

  • Prótese Dentária Removível sobre implantes

Esta solução permite fixar a prótese em implantes dentários, aumentando a sua estabilidade e conforto.​ Saiba mais.

PRÓTESE DENTÁRIA FIXA

As próteses dentárias fixas, tal como o nome indica, não podem ser retiradas, estão fixas de forma definitiva a dentes ou implantes.

  • Coroa 

As coroas servem para substituir a parte visível de um dente que, por motivo de cárie ou fratura, já não exista. São produzidas num laboratório prótesico a partir de moldes e cimentadas na raiz do dente.

  • Ponte

Chama-se Ponte a uma prótese dentária fixa em dentes ou implantes, substituindo a ausência de um ou mais dentes.