Plano aproximado de médico dentista e assistente dentária a tratar os dentes da paciente que está deitada na cadeira de dentista.

Periodontologia

As doenças das gengivas são uma das principais causas da perda de dentes nos adultos. Por outro lado, gengivas saudáveis contribuem para dentes saudáveis e para a durabilidade dos tratamentos efetuados na boca.

A Periodontologia ou Periodontia preocupa-se com a qualidade e a saúde das gengivas, dedicando-se ao estudo, diagnóstico e tratamento do periodonto, isto é, das estruturas que envolvem e suportam o dente (gengiva, ligamentos e osso alveolar).

Doença periodontal

A doença periodontal, também conhecida como a “doença das gengivas”, traduz-se na inflamação dos tecidos do periodonto.

É, muitas vezes, uma doença crónica e que pode resultar em consequências irreversíveis, se não for tratada atempadamente.

Gengivite: Inflamação que está apenas confinada à gengiva. É a primeira fase da doença periodontal, sendo reversível se tratada a tempo e da forma mais adequada, requerendo o acompanhamento de um profissional de Saúde Oral.

Periodontite: Inflamação que afecta todas as estruturas de suporte do dente (gengiva, ligamentos e osso alveolar).

Representa uma fase mais avançada da doença, em que existe inflamação gengival mas também destruição de ligamentos periodontais e de osso alveolar. Nesta etapa os danos causados pela doença são irreversíveis, uma vez que as estruturas perdidas não são repostas naturalmente. Porém, com acompanhamento profissional adequado, é possível preservar as estruturas remanescentes e eventualmente reaver algumas estruturas perdidas.

Fotografia de uma boca com gengivite onde é possível ver algum sangramento.
Esquema detalhado da manifestação de gengivite que mostra a gengiva inflamada e a acumulação de placa bacteriana e tártaro.
Fotografia de uma boca com periodontite onde é possível ver alguma inflamação.
Esquema detalhado da manifestação de periodontite que mostra a gengiva inflamada, a acumulação de placa bacteriana e tártaro, e a perda de osso alveolar.

Causas da doença periodontal

A causa mais comum das doenças periodontais é a placa bacteriana. A placa bacteriana é um biofilme que se forma nos dentes, composto por bactérias, restos de alimentos e saliva. A sua acumulação origina a inflamação gengival e mais tarde, se não for removida, penetra no sulco gengival (espaço entre o dente e a gengiva) levando ao agravamento da doença, e comprometendo outros tecidos (ligamentos e osso).

Em algumas situações, a doença periodontal pode ser agravada por fatores traumáticos, alterações hormonais, doenças sistémicas, tabaco, malnutrição, entre outros.

Sinais e Sintomas

Gengivite

  • Gengivas vermelhas e inchadas;

  • Gengivas que sangram ao escovar;

  • Gengivas sensíveis;

  • Mau sabor;

  • Mau hálito.

O tratamento periodontal depende sempre da fase em que se encontra a doença e os resultados obtidos dependem, em muito, dos cuidados e do empenho do paciente.

Periodontite

  • Todos os sinais e sintomas da gengivite;

  • Gengivas retraídas;

  • Raiz do dente exposta;

  • Sensibilidade dentária;

  • Mobilidade dentária (dentes a abanar);

  • Perda de osso alveolar;

  • Perda de dentes.