Close-up das mãos do médico dentista a entregar um alinhador invisível a um paciente de ortodontia.

Ortodontia

Candidatos a tratamento ortodôntico

O tratamento ortodôntico pode, geralmente, ser efetuado tanto em crianças como em adultos, com elevada segurança e garantia de eficácia.

Contudo, é sempre necessário realizar uma consulta de avaliação para que seja efetuado o diagnóstico clínico de forma a identificar a solução mais adequada para o seu caso.

Tipos de aparelhos ortodônticos

Close-up da face de uma paciente a colocar os alinhadores invisíveis.

Aparelho Dentário Transparente -
Ortodontia invisível (Invisalign/Spark)​

​Estes aparelhos dentários transparentes são constituídos por conjuntos de alinhadores (moldeiras que encaixam nos dentes), transparentes e removíveis, que permitem ao paciente uma utilização mais cómoda.

Aparelho Dentário Fixo Tradicional

​Constituído por arcos e brackets metálicos, que através de forças direcionadas permitem alterações na posição dos dentes.

 

Tem uma duração aproximada de 18 a 24 meses (pode variar de caso para caso), com consultas mensais para ajustes ao aparelho dentário e troca de elásticos.

Tem como principais vantagens a eficácia nos resultados obtidos e o seu menor custo comparativamente com outras alternativas.

 

Tem como desvantagens a aparência estética dos brakets metálicos e alguma exposição a lesões no lábio e bochechas numa fase inicial.​

Fotografia de um jovem a sorrir, com um aparelho dentário fixo tradicional.
Fotografia de criança a sorrir e a colocar um aparelho tradicional removível.

Aparelho Dentário Removível

Este tipo de aparelhos removíveis são utilizados geralmente em crianças até aos 12 anos ou como complemento final do tratamento de ortodontia fixa, de forma a manter os resultados.

 

Tal como o nome indica são removíveis, podem ser retirados para as refeições e para higiene oral diária, sendo composto por uma base em acrílico ou plástico e metal que vai encaixar nos dentes. 

O tempo de duração do tratamento irá depender do seu objectivo visto que podem ter diferentes finalidades.

Problemas de posicionamento dentário

Prognatismo mandibular

A mandíbula é projetada, ficando os dentes inferiores à frente dos superiores.

Prognatismo mandibular