ODONTOPEDIATRIA

A Odontopediatria é uma especialidade da Medicina Dentária direcionada para o atendimento de crianças, geralmente até aos 12 anos de idade.

Esta consulta é dada pelo Dentista Pediátrico, um médico dentista cuja especialidade é a prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças orais nas crianças e adolescentes, fazendo o acompanhamento da erupção dos dentes decíduos, os chamados “dentes de leite”, até à sua transição para a dentição definitiva. Desta forma, é possível a detecção precoce de quaisquer problemas que surjam, evitando maiores intervenções e garantindo uma dentição saudável.
 

É importante perceber que os problemas de saúde oral podem surgir mesmo em bebés, pelo que, assim que nasce o primeiro dente, deverá ser feita uma avaliação pelo dentista pediátrico.

 

Esta primeira consulta de odontopediatria vai servir, por um lado, para que o dentista pediátrico faça um diagnóstico da saúde oral da criança, detectanto possíveis patologias dentárias e, por outro, para dar a conhecer aos pais ou tutores quais os cuidados de saúde oral mais adequados.

 

Esta consulta servirá ainda para que a criança se habitue, desde tenra idade, a frequentar o dentista, evitando os habituais medos e anseios, sendo motivada pelos adultos a criar hábitos alimentares e de higiene diária que promovam a sua Saúde Oral.

Nas consultas de odontopedia é comum a aplicação tópica de fluor e selantes de fissura, cujo objectivo é a prevenção da cárie dentária, no entanto, cada caso é avaliado pelo dentista pediátrico.