top of page
PERIODONTIA
A Periodontia dedica-se ao estudo, diagnóstico e tratamento do periodonto, isto é, das estruturas que envolvem e suportam o dente (gengiva, ligamentos e osso alveolar).
DOENÇA PERIODONTAL
A doença periodontal, também conhecida como a “doença das gengivas”, traduz-se na inflamação dos tecidos do periodonto.
É, muitas vezes, uma doença crónica e que pode resultar em consequências irreversíveis, se não for tratada atempadamente.
Gengivite: Inflamação que está apenas confinada à gengiva. É a primeira fase da doença periodontal, sendo reversível se tratada a tempo e da forma mais adequada, requerendo o acompanhamento de um profissional de Saúde Oral.
Periodontite: Inflamação que afecta todas as estruturas de suporte do dente (gengiva, ligamentos e osso alveolar).
Representa uma fase mais avançada da doença, em que existe inflamação gengival mas também destruição de ligamentos periodontais e de osso alveolar. Nesta etapa os danos causados pela doença são irreversíveis, uma vez que as estruturas perdidas não são repostas naturalmente. Porém, com acompanhamento profissional adequado, é possível preservar as estruturas remanescentes e eventualmente reaver algumas estruturas perdidas.
Causas da doença periodontal
A causa mais comum das doenças periodontais é a placa bacteriana. A placa bacteriana é um biofilme que se forma nos dentes, composto por bactérias, restos de alimentos e saliva. A sua acumulação origina a inflamação gengival e mais tarde, se não for removida, penetra no sulco gengival (espaço entre o dente e a gengiva) levando ao agravamento da doença, e comprometendo outros tecidos (ligamentos e osso).
Em algumas situações, a doença periodontal pode ser agravada por fatores traumáticos, alterações hormonais, doenças sistémicas, tabaco, malnutrição, entre outros.
Sinais e sintomas
Gengivite
– Gengivas vermelhas e inchadas;
– Gengivas que sangram ao escovar;
– Gengivas sensíveis;
– Mau sabor;
– Mau hálito.
Periodontite
– Todos os sinais e sintomas da gengivite;
– Gengivas retraídas;
– Raiz do dente exposta;
– Sensibilidade dentária;
– Mobilidade dentária (dentes a abanar);
– Perda de osso alveolar;
– Perda de dentes.
O tratamento periodontal depende sempre da fase em que se encontra a doença e os resultados obtidos dependem, em muito, dos cuidados e do empenho do paciente. O tratamento periodontal compreende:
Diagnóstico e plano de tratamento:
Medição de bolsas periodontais, medição de recessões gengivais, grau de mobilidade dentária, grau de hemorragia gengival, grau de acumulação de placa bacteriana e realização de radiografias (quando necessário).
Remoção de depósitos supra-gengivais:
Remoção da placa bacteriana e do tártaro acumulados na zona superficial dos dentes (visível a olho), utilizando técnicas e instrumentos adequados a uma limpeza dentária eficaz. Este procedimento é indicado para o tratamento da gengivite e da periodontite.
Remoção de depósitos sub-gengivais:
Remoção do tártaro acumulado na zona abaixo da linha da gengiva, dentro da bolsa periodontal (não visível a olho), utilizando técnicas e instrumentos mais específicos para as zonas profundas (alisamento radicular, curetagem e em casos avançados cirurgia periodontal). Este procedimento aplica-se no tratamento da periodontite.
Ensino de técnicas e cuidados de higiene oral:
Porque cada caso é um caso, é necessário ajustar técnicas e cuidados específicos a cada paciente, através de: ensinos de escovagem, uso de acessórios de higiene oral (fio dentário, escovilhão, unitufo), recomendação de elixires de tratamento/manutenção, pastas dentífricas e escovas de dentes.
Consultas de manutenção:
O período entre consultas varia consoante o caso. Servem para monitorizar o estado da saúde periodontal, ajustar o tratamento, realizar novos tratamentos (se necessário), e evitar reincidências da doença. Esta é uma etapa fundamental para que o tratamento executado seja duradouro e eficaz.
Tenha em atenção que o tratamento da doença periodontal e os resultados obtidos dependem do empenho e da motivação do paciente, pois este é um processo demorado. Procure sempre ser acompanhado e aconselhado por um especialista de Saúde Oral.


bottom of page