Aparelho Dentário Transparente - Ortodontia invisível (Spark/Invisalign)

Os alinhadores invisíveis vieram revolucionar a Ortodontia e têm sido a escolha de muitos dos nossos pacientes.

Estes aparelhos dentários transparentes são constituídos por conjuntos de alinhadores (moldeiras que encaixam nos dentes), transparentes e removíveis, que permitem ao paciente uma utilização mais cómoda. 

Permitem-lhe manter hábitos alimentares e estilo de vida, pois pode comer ou beber qualquer alimento sem restrições, não atrapalham a fala e são compatíveis com a prática desportiva. Sendo possível a sua remoção, a higienização dos seus dentes fica também mais facilitada.

 

Na maioria dos casos o tempo de tratamento é mais rápido, as consultas de controlo na clínica são mais espaçadas no tempo, geralmente entre 6 a 8 semanas, e o desconforto de arcos ou brackets a magoar a gengiva é inexistente.

São aparelhos dentários normalmente preferidos por pacientes adultos, dadas as suas condicionantes profissionais e sociais, mas começam a ser também muito utilizados por adolescentes.

 

Aparelho Dentário Fixo Tradicional

Constituído por arcos e brackets metálicos, que através de forças direcionadas permitem alterações na posição dos dentes.

Tem uma duração aproximada de 18 a 24 meses (pode variar de caso para caso), com consultas mensais para ajustes ao aparelho dentário e troca de elásticos.

Tem como principais vantagens a eficácia nos resultados obtidos e o seu menor custo comparativamente com outras alternativas. Tem como desvantagens a aparência estética dos brakets metálicos e alguma exposição a lesões no lábio e bochechas numa fase inicial.​

 

Aparelho Dentário Removível

 

Este tipo de aparelhos removíveis são utilizados geralmente em crianças até aos 12 anos ou como complemento final do tratamento de ortodontia fixa, de forma a manter os resultados.

 

Tal como o nome indica são removíveis, podem ser retirados para as refeições e para higiene oral diária, sendo composto por uma base em acrílico ou plástico e metal que vai encaixar nos dentes. 

O tempo de duração do tratamento irá depender do seu objectivo visto que podem ter diferentes finalidades.

 

Aparelho Dentário de Ortodontia Lingual

Neste caso o aparelho dentário fixo é colocado na face interna dos dentes tornando-o invisível externamente, tendo como grande vantagem o bem-estar a nível estético e a redução de lesões no lábio.​

Nas desvantagens podemos listar o facto de ser mais difícil de higienizar, interferir com a língua durante o período de adaptação e devido à sua maior complexidade, ser um pouco mais dispendioso.​

A duração do tratamento é semelhante à do aparelho dentário metálico tradicional e com a mesma necessidade de consultas de manutenção.